Aqui descansam em Deus
“Aqui Descansam em Deus”
A imigração alemã é marcante em Santa Catarina e dela resultam inúmeros trabalhos, acadêmicos ou jornalísticos, em especial as narrativas sobre o Vale do Itajaí e Joinville. Arse Griebeler e Nei Manique se
debruçaram sobre uma região quase ignorada deste tema: os alemães que colonizaram o do sul-catarinense, a partir do final do século XIX.
O livro ‘Aqui Descansam em Deus – a saga dos imigrantes alemães a partir de 1890 em Criciúma e Araranguá’ é fruto do trabalho de conclusão dos autores em Estudos Sociais pela UNESC de Criciúma, em 1995, e oferece uma visão muito bem contextualizada do que motivou a emigração para o Brasil, o que aqui encontraram e como sobreviveram na terra onde buscavam “uma vida menos sacrificosa (sic)”. O texto flui em um tom símile a uma grande reportagem, distante dos tediosos padrões acadêmicos. Um recurso adicional de extrema utilidade são os QRs Code nas margens laterais das páginas, remetendo a links com informações e imagens preciosas, atualizando o trabalho da época da graduação universitária.
Nei Manique é um consagrado jornalista catarinense e Arse Griebeler uma bem-sucedida empresária de moda e ambos nos brindam com uma importante contribuição para a história do estado e do país.
Vale dizer: o título do livro alude a um epitáfio no cemitério de Barra do Jundiá, município de Araranguá. Suponho que para aqueles homens e mulheres que desbravaram nossa terra, a morte foi o único descanso.
Autores: Nei Manique & Arse Griebeler
Páginas: 84